Saussure: manuscritos, aulas e publicações – org. E. Silveira, S.M. Henriques

Saussure: manuscritos, aulas e publicações, org. Eliane Silveira e Stefania Montes Henriques. Uberlândia, Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Linguística in Focus, 14), 2022, 325 p., ISBN 978-65-5824-024-2
DOI : doi.org/10.14393/978–65-5824-024-2
Volume entièrement disponible en ligne à cette adresse.

A publicação de um livro sobre Ferdinand de Saussure com o subtítulo “manuscritos, aulas e publicações” se justifica no sentido de apresentar ao leitor a produtividade de cada um desses diferentes espaços nos quais a produção do linguista foi depositada e reverbera em tantas áreas até hoje. Essa diversidade de suportes materiais nos quais se encontram as elaborações do linguista impõe aos pesquisadores uma via com vários caminhos: pode-se partir da obra responsável pela fundação da Linguística Moderna, como também de seus manuscritos, das anotações de seus alunos, ou ainda se deter em suas publicações.
O que ocorre com o arcabouço teórico saussuriano é que os caminhos escolhidos não se excluem, mas sim se relacionam, muitas vezes se sobrepõem, mostrando-nos uma inter-relação ainda mais profícua entre essas diferentes fontes da produção do genebrino. O resultado dessa diversidade, ao contrário do que se poderia pensar, contribui para uma discussão tanto mais aprofundada quanto complexa da herança intelectual do fundador da linguística moderna.
Mas, para além de mostrar toda a herança que Saussure nos deixou, este livro também pretende evidenciar a amplitude e fecundidade de suas elaborações. Conceitos, aforismas e axiomas que, por vezes, passam despercebidos entre os pesquisadores das ciências da linguagem ainda hoje são dignos de investigação justamente por sua importância e por levantar questões que ainda nos incomodam, sejamos linguistas ou simplesmente falantes

Extrait de l’Introduction par Eliane Silveira et Stefania Montes Henriques (p. 7).

Contributions de : Valdir do Nascimento Flores, Allana Cristina Moreira Marques, Luiza Milano, Thayanne Raísa Silva e Lima, Aline Stawinski, Maria Fausta Pereira de Castro, Paulo Henrique do Espírito Santo Nestor, Núbia Rabelo Bakker Faria, Pierre-Yves Testenoire, Estanislao Sofía, Bruno Turra, Stefania Montes Henriques, Maria Francisca Lier-De Vitto, Mariana Trenche de Oliveira, Brenda Sousa, Micaela Pafume Coelho, Eliane Silveira, André Santos, Vítor Jochims Schneider, Fernando Silva e Silva.