Saussure e a escola de Genebra – org. V. Flores, G. Othero

Saussure e a escola de Genebra, organizado por Valdir do Nascimento Flores e Gabriel Othero. São Paulo, Editora Contexto, 2023, 208 p. ISBN 978-65-5541-275-8, R$ 55,00
Notice de l’Éditeur avec Table des matières et Introduction.


A Escola de Genebra designa, de modo geral, o movimento sociológico que reúne o programa de pesquisa construído em torno do nome de Ferdinand de Saussure nas quatro primeiras décadas do século XX. Esta obra discute o significado dessa escola linguística e sua relação com a figura de Saussure e se divide em três partes.
A primeira parte, intitulada “Leituras de Saussure: a figura de Albert Sechehaye”, reúne textos de autoria de Sechehaye que explicitam o acolhimento que teve o Curso de linguística geral no âmbito da Escola de Genebra. Além de um capítulo de Valdir do Nascimento Flores e Gabriel Othero sobre o artigo “Em favor do arbitrário do signo”, de autoria de Albert Sechehaye, Charles Bally e Henri Frei, que constitui a base para a compreensão do debate em torno da arbitrariedade do signo linguístico durante o século XX.
Na segunda parte, encontra-se um capítulo de Anamaria Curea, reconhecida especialista quando o assunto é a Escola de Genebra. Em seu texto, a autora dedica-se a estudar a “primeira geração” de linguistas da Escola de Genebra com a intenção de ver como, nela, a arbitrariedade se apresenta como um problema a ser explorado. Em seguida, encontra-se o texto “A Escola de Genebra vista pela Sociedade linguística de Paris”, de Pierre-Yves Testenoire, que avalia a Escola de Genebra “de um ponto de vista externo”, o da Sociedade linguística de Paris. São destacados os pontos de contato e os pontos de distanciamento entre as duas “organizações”. O texto é extremamente elucidativo da perspectiva histórica que assume.
Finalmente, na terceira parte do livro, “Correspondência sobre a edição do CLG”, são apresentados três conjuntos de cartas, relativas à redação do CLG e publicadas na prestigiada revista Cahiers Ferdinand de Saussure, do Cercle Ferdinand de Saussure: o primeiro conjunto, “Cem anos de filologia saussuriana I: cartas trocadas por Albert Sechehaye e Charles Bally para a edição do Curso de linguística geral (1916)” ; o segundo, “Complemento à correspondência entre Charles Bally e Albert Sechehaye durante a elaboração do Curso de linguística geral (1913)”; o terceiro, “Cem Anos de Filologia Saussuriana III – Albert Riedlinger (1883-1978) e sua ‘colaboração’ com os editores”. Essa Parte conta com comentários feitos por Estanislao Sofía (nos dois primeiros conjuntos) e por este em colaboração com Anne-Marguerite Frýba (no terceiro conjunto), especialistas no tema.

Contributions de Anamaria Curea, Valdir do Nascimento Flores, Anne-Marguerite Frýba, Gabriel Othero, Estanislao Sofía, Pierre-Yves Testenoire.