Todas as Letras 22/2 (2020), Dossiê : Curso de Linguística Geral

Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura 22/2, dossier monographique : « Curso de Linguística Geral », présenté par Eliane Silveira et Marcen Souza (Universidade Federal de Uberlândia), Aout 2020, São Paulo, e-ISSN 1980-6914
Numéro intégralement disponible en ligne : http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/issue/view/671

A Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura, do Programa de Pós- -Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, apresenta o Dossiê Curso de Linguística Geral, em seu volume 22, número 2 de 2020. Constituído por artigos inéditos de pesquisadores das mais diversas instituições acadêmicas do Brasil, este Dossiê atesta a renovação da interpretação da obra saussuriana. Como nos diz Ítalo Calvino, “È clsssico ciò che persiste come rumore di fondo anche là dove l’attualità più incompatibile fa da padrona”, afirmação que nos ajuda a entender o lugar da produção de Saussure e sua potência há mais de um século.
[…]
Os artigos aqui reunidos ocupam-se da especificidade de Saussure enquanto linguista, da fecundidade de seus textos e do destino da sua produção. Todos esses temas estão presentes a partir de uma interpretação que considera tanto o CLG quanto os documentos manuscritos, dispostos na Universidade Pública de Genebra ou na Universidade de Harvard. Além disso, consideram a vasta produção teórica sobre os temas saussurianos, composta não somente de uma bibliografia clássica, mas também de artigos recentes produzidos em todo o mundo. Dessa forma, o presente dossiê nos traz pesquisas atualizadas sobre a clássica produção de Saussure, que não cansa de nos surpreender, constituin- do-se, portanto, em importante referência para as pesquisas sobre a produção saussuriana.

Extrait de la présentation par E. Silveira et M. Souza.

publié par giuseppe d'ottavi